sexta-feira, abril 14, 2006

Exército de Libertação da Couve: Quem Somos e de Onde Viemos


As concepções teológicas de Che Couvara, o nosso guru da causa couviana, encontram-se em cinco categorias de escritos deste fundador, reformador e iluminado da ordem da Couve:

Livro I: As Hortensiae Caulie: Che Couvara produziu ao todo oito edições do texto leitinho (1536-1927) e cinco traduções para um amigo dele. A 1ª edição tinha apenas vinte e séte capítulos; a última totalizou mais. Equivale em tamanho ao Antigo Testamento mais os Evangelhos sinóticos e segue o patrão geral do Credo dos Romeiros a Lordemão. Era assim de grande (fazer gesto com os braços). Visava ser um guia para o estudo da Couve.

Livro II: O conhecimento de Deus Nosso Senhor, o Criador e Redentor: o duplo conhecimento da composição química da locchia, as escrituras, a trindade, a criação e a caixa de ritmos de providência. Depois há coisas muito bonitas: passarinhos muito lindos a voar, e há flores muito bonitas, é a primavera a brotar a renovar.

Livro III: O conhecimento de Deus Nosso Senhor, o Criador e Redentor: a queda do muro de Berlim mais bola e a corrupção humana, a ley com ípsilon, o antigo e o novo testamento, cristo o maldoror dama de honor – sua pessoa (poeta, sacerdote, elvis) e sua obra ( ) – coiso dos sigur rós.

Livro IV: A maneira como recebemos a Graça e as outras amigas do cristo, seus benefícios e efeitos: fé e regeneração, ao pé dos teus colegas é sempre o sorrir a sorrir, arrependimento, vida cristã, justifica porco, predestinação, final, odeio-te mãe.

Livro V: O governo civil de Coimbra, os meios externos pelos quais deus andou a pé e não andou, convites para a ante-estreia da sociedade do mesmo: A igreja, a Carla.

Comentários: os textos que se seguiram foram um complemento querido. Che Couvara escreveu comentários de todos os livros que escreveu, excepto 2 e 3 João e Apocalipse, e sobre o Pentateuco e o Gepeto, Josué, Salmonelas e Isaías do Sporte:

1 - Sermões: Che Couvara enunciava sistematicamente a revista Gina. Costumava pregar sobre o novo testamento aos domingos e sobre a Gina durante a semana. Os seus sermões eram anotados taquigraficamente por um grupo de leais refugiados afrikaanders. A série Corpus Empalatio Cum Couvae contém 872 sermões de Couvara.
2 - Folhetos e tratados: temas apologéticos (contra analfabetos e anabatistas) e gerais.
3 - Cartas: escritas a outros reformadores, soberanos, igrejas perseguidas e protestantes encarcerados, pastores e Cole Porter.

Isto é tudo muito limbo.

2 comentários:

Anónimo disse...

perdi-me a meio. sugiro legenda para foto, "no sentido dos ponteiros do relógio". BanAna.

toscamista a.k.a. rosa maria a.k.a. billy vanilli disse...

Nada temeis. Se vos haveis perdido seguide e confiaide em Couvara. Ele mostrar-vos-á o caminho.

Em jeito de resposta a sugestão: Visto que tempo é relativo, legenderei de outra forma.

Linha de baixo (esquerda-direita)- Alcina, O outro gajo dos Wham!, manager Mereira da Costa, Miss Corkeriana, Espumante Tinto Bruto Aliança, Um senhor, Billy Vanilli, Atum, Carlo.

Linha de cima (direita-esquerda)- Abono Vox de Família, Yaca reh, Proto Graciano Saga Wannabe, Boné M, Jorge Armando de Bettencourt.
Ao fundo é casa e árvore.

Beijos.