quarta-feira, outubro 25, 2006

Édipo Reiro

CORIFEU
Diziam que Laio foi morto por uns viajantes.

ÉDIPO
Também isso ouvi dizer; mas não apareceu uma só testemunha
ocular. Caga nisso.

CORIFEU
Por muito pouco sensível que o assassino seja ao temor, quando souber da maldição terrível que proferiste, não resistirá! .

ÉDIPO
Quem não receou cometer um crime tal, não se deixará impressionar nem uma beca por simples palavras.

O CORO
Acaba de chegar quem tudo nos vai descobrir! Trazem aqui o divino profeta, o único, entre todos os homens, que sabe desvendar a verdade!

Entra TIRÉSIAS, velho e cego, guiado por um menino.
Escoltam-no dois servidores de ÉDIPO.

EDIPO
Ó Tirésias, tu que conheceis todas as cenas, tudo o que se possa averiguar, e o que deve permanecer sob mistério; os signos do céu e os da terra... Embora não vejas puto, tu sabes do mal que a cidade sofre; para defendê-la, para salvá-la, só a ti podemos recorrer, man! Apolo, conforme deves ter sabido por meus brothas, declarou a nossos mensageiros que só nos libertaremos desta cena chunga que nos maltrata se os assassinos de Laio forem descobertos nesta cidade, e mortos ou desterrados.
Man, Tirésias, não nos recuses as revelações oraculares dos pássaros, nem quaisquer outros recursos de tua arte divinatória; salva a cidade, salva a ti próprio, a mim, e a todos, eliminando esse estigma que provém do homicídio, man. De ti nós dependemos agora! Tás a ceber? Ser útil, quando para isso temos os meios e poderes, é a mais grata das tarefas, pá!

TIRÉSIAS
Oh! Terrível coisa é a ciência, quando o saber se toma inútil! Eu bem
assim pensava; mas creio que o esqueci, pois pois do contrário não
teria consentido em vir até aqui.

ÉDIPO
Que tens tu, fónix, que estás tão desalentado?

TIRÉSIAS
Ordena que eu seja reconduzido a minha casa, ó rei. Se me aten-
deres, melhor será para ti, e para mim.

ÉDIPO
Tais palavras, de tua parte, não são razoáveis, nem amistosas para
com a cidade que te mantém, visto que lhe recusas a revelação que te
solicita. Chunga, meu.

TIRÉSIAS
Para teu benefício, eu bem sei, teu desejo é inoportuno. Logo, a
fim de não agir imprudentemente...

Sem comentários: