sexta-feira, maio 29, 2009

O fã de Isabelle: análise de caso prático.

Rapaz
16 anos
Motivo da consulta:
Problemas de crescimento
Recebe terapêutica por meio de hormonas de crescimento
10º ano de escolaridade (com insucesso escolar)
Não está no agrupamento que gosta
Altura abaixo da média.
Pratica tiro ao alvo (imaginando que mata os colegas que gozam com ele)
É alvo de gozo por parte dos colegas devido a sair da sala)
É lento naquilo que faz (é sempre o último a sair da sala).
Quando se sente mais ansioso, tem problemas de ecoprese.
Em casa, organiza os livros de acordo com uma determinada ordem.

O seu problema é sem dúvida a sua estatura abaixo da média, sendo inferiorizado e humilhado pelos colegas. O tiro ao alvo é uma saída para os sentimentos invejosos e destrutivos (tenta elaborar algo dentro dele). O facto de querer ter os livros numa determinada ordem revela obsessão.

Ele é realmente baixo, sente-se diminuído, tem uma falha narcísica evidente, o corpo não cumpre as condições necessárias para a realização dos seus desejos como por exemplo: o desejo de ter uma namorada.

Mentalmente não consegue elaborar esta situação. Tenta preencher esta falha com a sua parte obsessiva, tentando colmatar esta falha de narcisismo, preenche esta falha narcísica através da obsessividade (em termos de estrutura situa-se entre o narcisismo e a obsessão).

Quando faz tiro ao alvo e ao imaginar matar os colegas, tenta matar simbolicamente a sua dor, ele percebe que está a matar os seus colegas apenas em fantasia, é a parte saudável dele à procura de uma saída.

É algo anal e evacuativo (algo que a mente ainda não elaborou e integrou e tenta libertar através de uma saída anal). A sua organização obsessiva está a cumprir uma ligação, tenta recuperar-se narcisicamente.

A ecoprese. Junta dinheiro (obsessivo) e vai comprar algo que deseja muito, e por isso tem que deixar algo que tanto acumulou, o dinheiro, o sentimento de perda, e deixa algo que ele acumulou dentro dele (as fezes) é uma resposta a este conflito, quer algo, mas para isso tem que deixar o dinheiro que tanto acumulou.As fezes dele expressam a angústia de ter perdido qualquer coisa que ele andou a acumular.

Tem um sentimento doloroso de perda de algo que acumulou.Veio da festa frustrado porque a sua colega que o convidou é alguém de quem gosta e não conseguiu concretizar o seu desejo e ser correspondido, chega a casa e liberta a sua frustração através da ecoprese.

A ecoprese é para preencher a sua falha narcísica (olha para ele e confirma que com a sua estatura não via conseguir concretizar os seus desejos. Parece estar absorvido por movimentos de evacuação de sentimentos dolorosos (o que não é integrado) mais do que reflectir sobre a dor narcísica.

Há que criar condições para verbalizar e falar sobre a sua dor, sobre os sentimentos invejosos que ele tem dos outros. Evacua porque ainda não há espaço para pensar a sua dor. A sua dor tem que ser nomeada e verbalizada, pô-lo a falar dos seus sentimentos destrutivos para ir sendo transformado, pô-lo em contacto com a sua dor depressiva e a poder ir integrando, até encontrar uma fonte de satisfação para si mesmo, até se aceitar como é, ele sente-se zangado com a vida e o primeiro passo é ajuda-lo a ir lidando com a sua condição.

Análise psico-cognitiva efectuada por: Alice Margarida

1 comentário:

DJ Couve a.k.a. Abono Vox de Família disse...

E não tem paranóia que é bago de milho?